terça-feira, 18 de setembro de 2012

Coagulação sanguínea por Renato Larciprete

Quando algum vaso sanguíneo é lesado, as plaquetas são fundamentais para que ocorra o estancamento da hemorragia. O fato é que uma cadeia de reações entre diversas substâncias ocorre. A falta de uma destas substâncias acarreta em deficiência na coagulação, como a hemofilia, doença hemorrágica de causa genética. A hemofilia tipo A é a mais comum, e é causada pela deficiência no fator VIII (fator tromboplastínico) de coagulação. A hemofilia tipo B é causada por uma deficiência no fator IX (fator de christmas). 
vaso sanguíneo lesado
Quando ocorre um ferimento, a hemorragia leva às plaquetas a se aderirem às fibras colágenas presentes no epitélio dos vasos. Assim, ocorre a liberação da tromboplastina que junto a íons Ca²+, catalisa a reação de conversão da protrombina em trombina. A trombina, enzima ativa, por sua vez, catalisa em presença de íons Ca²+, a reação em que o fribrinogênio se transforma em fibrina.
 A fibrina é uma proteína fibrosa, cujas moléculas formam uma rede no local do ferimento, assim as hemácias não conseguem atravessar o local lesado. O acúmulo de hemácias e plaquetas na rede de fibrina é o coágulo, também chamado de trombo, responsável pelo estancamento do ferimento. Vale lembrar que a vitamina K é essencial para que todo processo ocorra, visto que esta garante a ativação enzimática processada pelos íons Ca²+. 

formação da rede de fibrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário