sábado, 20 de outubro de 2012

Esquistossomose e ciclo de vida do esquistossomo

Esquistossomose ou "barriga d'água":

A esquistosomose é uma doença que acomete, em grande parte, regiões sertanejas e periféricas, visto que a incidência da doença nesses locais muitas vezes dá-se graças a ausência de medidas de saneamento básico e falta de informação. Os principais sintomas dessa parasitose são:
        Fase aguda:
  • Vermelhidão e conceira cutânea
  • Febre e fraqueza
  • Vômito 
  • Diarréia
       Fase crônica:
  • Hepato e esplenomegalia 
  • Hemorragias, com sangue presente no vômito e na diarreia
  • Edema abdominal (Barriga d'água)
       Tratamento: Utiliza-se antiparasitário, dependendo do caso, em dose única.

Reprodução do esquistossomo:

O esquistossomo é um platelminto pertencente à classe trematoda. Esse parasita digenético habita o sistema porta-hepático de seres humanos infestados, onde se nutre de substâncias presentes no sangue e se reproduz. A reprodução ocorre com a cópula, e consequente liberação de ovos dotados de pequenos espinhos. Os ovos perfuram os capilares sanguíneos entéricos e ganham o intestino, onde permanecem até serem eliminados junto às fezes do hospedeiro. 
representação esquemática do sistema porta-hepático
Caramujo do gênero biomphalaria 
Ao serem eliminados, os ovos  maduros, em contato com a água, eclodem e liberam larvas ciliadas, denominadas miracídios. O fato é que para que o ciclo de vida do parasita se complete, é necessário que o miracídio encontre em menos de 24 horas o hospedeiro intermediário, um caramujo do gênero biomphalaria
Ao entrar em contato com o caramujo, o miracídio realiza pedogênese, sendo que cada larva origina cerca de 200 mil larvas denominadas cercarias. As cercarias são altamente adaptadas à vida aquática, além de serem dotadas de espinhos, estrutura auxiliadora na penetração ativa, forma na qual a larva atinge o hospedeiro definitivo. Ao entrar na corrente sanguínea dos seres humanos, o parasita passa a ser chamado de esquistossomo e tem como destino final o fígado. O ciclo termina com a migração do esquistossomo para os vasos mesentéricos, onde ocorre a cópula e a postura dos ovos. Em locais em que o saneamento básico é escasso e o esgoto doméstico é despejado em rios e lagos, há grande probabilidade do ciclo se concluir. Lagoas em que há alto número de cercarias são denominadas “lagoas de coceira”. 
Ovo do esquistossomo
1 - Miracídio       2 - Cercaria

representação esquemática do ciclo de vida do esquistossomo

Algumas medidas profiláticas são: 

  • Evitar banhar-se em lagoas de coceira
  • Eliminação dos caramujos
  • saneamento básico.


Um comentário: